terça-feira, 13 de setembro de 2011

Piquenique literário





















Piquenique literário da Gustavo Freire








Piquenique da leitura



Alunos da Gustavo Freire fizeram passeata pela comunidade e encerraram com o piquenique da leitura, onde participaram de atividades lúdicas representando historinhas importantes na literatura infantil e incentivando a leitura.

Mãos na massa



Alunos do terceiro ano participam de atividades de recreação com incentivo de professores que participaram da capacitação do projeto Mão na massa...

Alunos participam de atividades culturais



Mensalmente, os alunos dos anos inciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da E. E. Gustavo Freire se reunem no pátio para realizarem e assistirem apresentações culturais voltadas para temas relevantes do mês. São ações voltadas ao protagonismo juvenil, bem como à valorização da cultura local.



Ação conjunta da E. E. Gustavo Freire, E. E. Dr. Lucílio Mesquita Sobrinho, Polícia Militar Rodoviária de MG e IEF, culminou com a realização de uma Blitz Educativa no Porto da Balsa de São Romão, às margens do Rio São Francisco, onde foram levadas mensagens de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e do rio São Francisco. A ação conjunta foi realizada em atendimento ao projeto Meio Ambiente na Escola.

BREVE HISTÓRICO



A ESCOLA ESTADUAL “ GUSTAVO FREIRE”, foi fundada em Março de 1963, com o nome de ESCOLA RURAL TOMAZ SILQUEIRA BRANDÃO em homenagem ao pai da esposa do proprietário que cedeu a casa para o funcionamento da mesma, localizada em sua fazenda próximo do local do povoado de São Bento, o Sr. Benedito Rodrigues dos Santos. Teve como primeira professora a Srª Antônia Demétrio Santana.
Em Fevereiro de 1967 foi transferida para um prédio próprio construído pela Prefeitura Municipal já povoado de São Bento e com denominação de ESCOLA MUNICIPAL “GUSTAVO FREIRE” nome do pai do principal político da localidade e um dos primeiros moradosres o Sr. Laurentino Pereira Freire.
Em Março de 1980, o então Prefeito Municipal de Ubaí, o Sr. Domingos Pereira da Silva, anexou a escola E.E. Maria Batista Cavalcante de Ubaí, que tinha como Diretora a Srª Gerolina Pereira.
De acordo com o Decreto estadual N° 24.482, conforme portaria N° 419/85 publicado no Minas Gerais de 29/03/85 – pág. 26 coluna 02, fica autorizado o funcionamento. Por designação do Sr. Governador do Estado assumiu como primeira Diretora a Srª. Maria Rodrigues Magalhães.
Passou a denominar-se E.E. “Gustavo Freire”em 21/11/85 conforme publicação no Diário Oficial do Estado de minas gerais de 21/11/85 – pág. 01,coluna 03. Nome escolhido em assembléia pela comunidade Escolar.
Em Março de 1986, através do Projeto Expansão a E.E. Gustavo Freire, criou uma turma multisseriada na Fazenda Sapé. O seu funcionamento iniciou em uma velha casa, já sem paredes e praticamente sem teto. A casa construída pela prefeitura, na primeira administração do Sr. Domingos Pereira Silva. Sua localização era um lugar de difícil acesso pois ficava no topo de um morro de cascalho. O terreno foi doado pelo Sr. Joaquim Pereira dos Santos. A professora a assumir a turma, foi a Srtª.. Olegária Paiva dos Santos e tinha como serviçal a Srª. Maria Joana Marques Silva.
O prédio atual fora construído em convênio com a Ruralminas e Secretária de Educação na Administração de Pedro Veloso Neto.
A mudança da escola para o atual prédio ocorreu no início do ano de 1989 sob a direção de Arister Ramos de Jesus e tendo como Prefeito Municipal Paulo Henrique Macena Braga.
Em março de 2003 passou a funcionar três turmas do Ensino Médio (1º, 2º e 3º) como braço da E.E. Maria Batista Cavalcante, em 12 de Fevereiro de 2004 as turmas passaram a pertencer a E.E. “Gustavo freire” conforme publicação no Minas gerais de 12/02/04, pág.04, coluna 03, portaria 82/2004.
Em março de 2005 deu-se i8nício a Educação de Jovens e Adultos, ou seja, o EJA, ficando assim autorizada a funcionar o ensino fundamental – 5ª a 8ª série e ensino médio – 1º ao 3º ano, aprovado no plano de Expansão e Atendimento Escolar de 2004/2005. O referido curso deverá funcionar de acordo com as normas estabelecidas através da Resolução CEE Nº 444 de 24/04/2001 e Resolução 449 de 24/10/02, Art. 42.
Desde a sua fundação a escola teve como diretores os servidores abaixo relacionados:
I – Maria Rodrigues Magalhães
II – Arister Ramos de Jesus
III – Maria Rodrigues Magalhães
IV – Maria José Rocha Pinto
V – Arister Ramos de Jesus
VI – Maristela Gonçalves Dias
VII – Maria Abadia Ferreira Magalhães
VIII – Belkiss Maria Almeida Cavalcanti
IX – Maria da Conceição Ramos de Jesus
X – Genilda Gonçalves Pereira
XI – Mailson Queiroz de Souza

segunda-feira, 12 de setembro de 2011



Formatura Pep Eja 2011 da E. E. Gustavo Freire - Turma Técnico em Administração de Empresas.

Meio Ambiente na Escola




Alunos da E. E. Gustavo Freire participam do "Dia de Campo" organizado pela Emater/MG e visitam a nascente do córrego Jataí, além disso, levam a conscientização de preservar nossas águas...

Dança da Congada - Mostra Cultural 2011


Essa é a dança da Congada apresentada na Mostra Cultural 2011 da E. E. Gustavo Freire.
Apresentação cultural que emocionou o público presente. Resgate da cultura e tradição da região ribeirinha.

Mostra Cultural 2011 - Dança do Caboclo